Recent comments

Inscreva-se no Blog

Trator Sonoro sistema de levitação com ondas sonoras

Parece ter saído de um filme de ficção científica, mas é real. 

O “trator sonoro” (como foi apelidado), consegue puxar e empurrar objetos apenas com uma seqüência cronometrada de ondas sonoras que
criam uma região de baixa pressão, que então retém pequenos objetos.

Embora isso seja apenas uma demostração de conceito, a mesma técnica pode ser adaptada para manipular remotamente células dentro do corpo humano.

Levitando objetos:

No passado, os cientistas usavam raios lasers ou superfícies supercondutoras para levitar objetos. E em 2014, pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, mostraram que as ondas sonoras também podem fazer isto. “A força está em todos os lugares, apenas não sabíamos o que fazer com ela”, explica o engenheiro mecânico, Bruce Drinkwater.

O princípio por trás do novo sistema é simples: As ondas sonoras, que são ondas de alta e baixa pressão, viajam através de um meio como o ar, e assim podem produzir força. “Nós experimentamos a força do som diariamente – se você vai ao um show de rock, por exemplo, você pode sentir o som mexendo sus entranhas”, disse Drinkwater. “É apenas uma questão de saber como aproveitar essa força”, conclui ele.

Para evitar problemas de precisão, onde o objeto possa sair do centro de levitação, os cientistas estão pensando em criar uma zona de baixa pressão que efetivamente neutraliza a gravidade, prendendo o objeto no ar. Se ele se mover para os lados, zonas de maior pressão vão trazer o objeto para seu ponto inicial.

Mas descobrir como fazer isso não é fácil, muitos cálculos tem que ser feitos para uma maior precisão.

Veja o vídeo: https://youtu.be/6hE6KjLUkiw

Para realizar essa tarefa, a equipe utilizou-se de uma pequena variedade de mini alto-falantes, feita por uma empresa chamada Ultrahaptics. O equipamento produz ondas sonoras sensivelmente cronometradas, que então são usadas para levitar os objetos. Atualmente, o equipamento só pode levitar bolas de isopor – para que o sistema seja útil, a equipe terá que miniaturiza-lo – e no final a medicina poderá utilizá-lo.

Fonte: Nature Communications

Baixe o app do Blog: membros88

Assista TV em seu Android: Brasil tech TV

Créditos Grátis em seu Pre-Pago: Recarga Free

lembre se de colabora com os criadores do Blog.
Faça uma doação de qualquer valor.
Para isto Basta Clicar no Botão Doar.

Continuem colaborando com as crianças da AACD  
Afinal só depende de nós
Adicionem o Canal Brasil tech ao app Zello
Share on Google Plus

About mauá

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner